Desde cedo, longe das salas de aula

Tempo de leitura: 2 minutos

Caros leitores, a publicação anterior tratou  sobre o quê o Método EFP – DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS pode fazer por você. Hoje, trataremos deste mesmo assunto, porém visualizando a amplitude do DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, com uma abordagem extremamente simples e cotidiana.

Então, vejamos:

Ao constituir uma família, marido e mulher têm filhos e estes precisam de educação familiar e escolar. Seria simples imaginar e contar com que o Estado e a sociedade promovam o suprimento destas necessidades. Contudo, as estatísticas oficiais divulgam que:

  •  52% dos jovens brasileiros não concluem o Ensino Fundamental;
  • Jovens entre 15 e 17 anos estão fora das escolas.

Fonte: Jornal O Globo, de 25.2.2016.

___________________________

Meninos e meninas abandonam os estudos na busca de um emprego e, muitas vezes, seus pais, por diversas razões (trabalho, distância, dificuldades) não os orientam quanto à importância da educação escolar. E, ao identificarmos as possíveis causas, nos deparamos com os seguintes exemplos:

Para Edson Nunes, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, a solução para a evasão escolar está fora das salas de aulas. São as condições externas que provocam a saída do aluno. Segundo ele, NUNCA foi desenvolvido um diálogo entre a escola e a família e esta não teve orientação para se desenvolver de forma adequada. Assim, é comum conhecermos casos como esses: Uma menina que deixa a escola porque engravidou, possivelmente não teve apoio doméstico e, se teve, talvez não tenha sido o mais adequado. Um rapaz que correu para o mercado de trabalho, mas não sabia que seu salário seria muito baixo, devido sua falta de qualificações.
Fica claro que este assunto tem uma dimensão que não poderia ser analisada em um Blog…

Mas, eu lanço o seguinte questionamento/reflexão:

E se as famílias tivessem um mínimo de formação Espiritual, Emocional, Familiar e Conhecimento sobre Talentos e Competências, e como e onde pudessem buscar os meios, as formas, os mecanismos, as instituições, os caminhos para alcançarem as soluções para os desafios que enfrentam e entendessem que podem, que não devem desistir nunca, que soubessem com agir nestes tempos de crise e as condutas que devem ter individualmente e coletivamente???

Afirmo que, com certeza, o futuro seria mais promissor e o bem estar, a alegria de viver, o sorriso dos objetivos e metas alcançados se manifestariam!!! Por essa razão criei o MÉTODO EFP DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS!

Meu intento neste blog foi trazer uma reflexão para você e sua família!!!

Para encerrar, repito o que sempre digo: você tem um poder imenso em sua vida e ele está disponível para você! Busquem-no, pratique-o e veja seus sonhos, metas e objetivos serem alcançados.

Forte Abraço,
Frank Moraes – O Coach

2 Comentários


  1. Somente a graça de Deus, entusiasmou a mim, voltar a estudar e recuperar, não o tempo que passou, mas a esperança que se havia perdido. Hoje, sou admirador das postagens do Dr. Frank e concordo plenamente com a explicação do jornal O Globo. Eu digo: Há esperança! Jesus.

    Responder

    1. Agradeço seu comentário incentivador e o convido a fazer o “download” dos meus e-books, se ainda não o fez. Forte Abraço, Frank Moraes.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *