LUZ, CÂMERA e… CUIDADO!

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá, caros leitores!  Estou de volta com o intuito de lhes mostrar o quão certo e verdadeiro é o contínuo Desenvolvimento de Pessoas.  Esse método propicia a você diminuir suas dificuldades de qualquer natureza. E hoje você vai perceber/conhecer como o Método EFP de Desenvolvimento de Pessoas pode lhe ajudar a conquistar uma vaga de emprego. Portanto, a temática deste blog é:

Entrevistas de emprego por vídeo: como aumentar as chances de conquistar uma vaga?

O primeiro passo é a construção do currículo.  Existem várias fontes no Google que mostram como construir um currículo moderno, competitivo, atual. Há sites que ajudam você a encontrar uma maneira de como “se vender”, como fazer a propaganda de si mesmo e colocar seus talentos e competências de forma objetiva.  Não podemos esquecer uma questão muito importante: atualmente, as empresas estão querendo saber o quê você pode fazer por elas ao ser contratado. Querem saber de sua inteligência emocional, pois seu QI já não é o mais importante. Estão querendo saber se você tem uma visão moderna de fazer seus serviços de casa e, com isso, otimizar os custos das mesmas com transporte e alimentação, o que possibilita a você mais qualidade de vida, pois não precisará se deslocar, ganhará tempo para pode estudar, ter outras atividades, ficar mais perto da família.

Enfim, a visão de empregabilidade está mudando. Conforme observa Caio Arnaes, gerente sênior da empresa de recrutamento e seleção ROBERT HALF, o brasileiro ainda tem uma tendência a achar que a entrevista por vídeo não é tão séria quanto à presencial, porém, 25% das entrevistas já estão sendo efetuadas de forma on-line.

É preciso ter cuidado para que as chances de sucesso sejam maiores. A diretora e sócia da Jobplex Brazil, Ana Paula Montanha, especialista em recrutamento e seleção de cargos de alto nível, reforça que o fato da entrevista não ser em pessoa não diminui os critérios de avaliação por parte da empresa. Não estar preparado para a entrevista, não estudar antes do processo, não examinar o site da empresa e falta de pontualidade são erros graves. Mas o pior erro é tratar a entrevista on-line de maneira informal – conclui Ana Paula. (Fonte: Jornal O Globo)

Tendo como base as falas dos especialistas em recrutamento, listamos SETE DICAS para melhorar seu desempenho durante sua ENTREVISTA DE EMPREGO ON-LINE:

1 – TESTE: Confira o funcionamento do equipamento no dia anterior;

2 – FIGURINO: Use a mesma roupa que usaria numa entrevista presencial. Se a empresa pede um terno, coloque um;

3 – SILÊNCIO: Procure um ambiente livre de ruídos domésticos ou vindos da rua;

4 – FUNDO: A parede atrás do entrevistado deve ser a mais discreta possível;

5 – POSTURA: Sente-se diante da câmera e contenha gestos excessivos;

6 – LUZ: A fonte de luz deve estar de frente para o entrevistado, atrás do computador;

7 – SEGURANÇA: Faça testes de gravação para ganhar segurança na hora da entrevista.

Como vocês podem perceber, o Desenvolvimento Pessoal na busca de soluções proposto aqui é tão simples quanto foi fazer esta abordagem aparentemente complexa. Acredito que as DICAS vão facilitar seu processo na busca e, com certeza, ao alcance de uma recolocação profissional. É para isso que construímos o Método EFP de Desenvolvimento de Pessoas: para que você execute suas tarefas e alcance seus objetivos!!!

Um forte abraço e até o próximo Blog!

Frank Moraes – O Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *