Autoaceitação III

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal, conforme aventado, hoje dentro do tema principal, Auto Aceitação, estaremos abordando sobre Baixa Auto Estima.

Um dos sintomas hereditários da ” não aceitação”. A baixa estima é uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, pessoas que não acreditam nos seus potenciais e na capacidade de dar resposta às questões da vida.

A pessoa com baixa auto estima tem um estrutura emocional frágil, de onde se origina o pessimismo e a negatividade. para a pessoa com baixa auto estima falta sentido na vida e falta respeito próprio. Uma pessoa com baixa auto estima é um ser sem senso básico de respeito a si mesmo, desvaloriza-se e não se sente merecedora de amor e respeito da parte dos outros.

Uma pessoa com baixo auto estima é uma pessoa sem auto conhecimento, não tem noção de si mesma, do que merece, não tem consciência de onde estão as barreiras, se deixa abusar pelos outros.

Dando continuidade. Uma pessoa com alta auto estima sabe o que merece, e quando alguém passa do limite do que é razoável, manifesta-se e não dá qualquer oportunidade para que abusem da confiança.

Uma pessoa com baixa auto estima valoriza ” defeitos ” e desvaloriza as suas qualidades, e também não aceita bem os elogios e não se sente merecedora de presentes.

Uma pessoa com baixa auto estima não acredita em si mesma e assume culpas por tudo o que lhe acontece, achando-se vítima do mundo e dizendo que todos estão contra ela.

Uma pessoa com baixa auto estima tenta sempre se  justificar e encontrar um culpado para tudo.

Uma pessoa com baixa auto estima não acredita que tem capacidade para conquistar uma boa vida e não age para evoluir.

Uma pessoa com baixa auto estima não cria objetivos de realização emocional, pessoal e profissional.

Uma pessoa com baixa auto estima ignora as suas aptidões para resolver situações de conflito ( possui submissão ou agressividade excessiva).

Muitas vezes pessoas muito qualificadas e competentes não conseguem a realização pessoal e profissional por não terem consciência do seu valor e não terem força interior para se apresentarem adequadamente e assim saber passar com objetividade as suas competências e habilidades.

Uma pessoa com baixa auto estima ou é muita submissa em seus relacionamentos ou é muito manipuladora.

CAUSAS DA BAIXA AUTO ESTIMA

O Relacionamento entre pais e filhos. Atitudes positivas como: elogios justificados, carinho, valorização, respeito e atenção vão gerar boa auto estima; enquanto super proteção, frieza, distanciamento, cobranças além da capacidade do filho, certamente, provocarão uma baixa auto estima.

Nossa história está carregada de experiências, pessoas cujas histórias são marcadas pelo fracasso, têm a tendência de desenvolver baixa auto estima, falta de perspectiva quanto ao futuro, por só se avaliarem pelo pouco que deu certo.

Culpa ou remorso por contrariar os preceitos de Deus, pode levar a uma autocrítica negativa e à decepção. Além disso, o fato de saber que desagradamos ao nosso Deus, nos deixa inseguros quanto à sua aceitação, e nos vemos como pessoas indignas do perdão e do amor de Deus. O que não é fato pois a Graça de Deus, nos garante um esperança eterna.

Fora os alvos inacessíveis. Partindo de padrões irreais, podemos querer alcançar o que não temos estrutura ou meios, o que leva a frustração e sentimento de incapacidade e inferioridade ante os outros.

No próximo recado, agora que sabemos os porquês da baixa auto estima, vamos tratar de como alcançarmos a auto estima adequada.

Até o próximo recado, forte abraço

Frank Moraes – O Coach.

1 comentário


  1. Frank, boa noite. Em fim, chegou o dia, acessei seu site e estou navegando pelo material. Também fiz inscrição para receber seus news letter.
    Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *