POSSO CONFIAR NESTA PESSOA? POSSO RESPEITAR ESTA PESSOA?

Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos assuntos mais presentes na vida das pessoas são as perguntas acima. E numa reflexão e pesquisa, conclui que as respostas estão no conhecimento que cada um possui, no desenvolvimento que cada um alcançou ou está buscando. Por isso que ao criar o Método EFP de Desenvolvimento de Pessoas, o primeiro motivo que encontrei foi, quanto mais as pessoas se auto conhecem e tem conhecimento do que se passa a sua volta, elas se sentem confiantes para ir adiante.

Como disse, ao navegar por este assunto, encontrei a Dra. Amy Cuddy, e seus colegas psicólogos Susan Fiske e Peter Glick, todos de HARWARD, que estudaram esse assunto por mais e 15 anos, e descobriu padrões nessas interações.

Os psicólogos referem-se a estas dimensões como cordialidade e competência, respectivamente,e, idealmente, você quer ser percebido tendo ambos.

Curiosamente, Cuddy, diz que a maioria das pessoas, especialmente em um contexto profissional, acreditam que a competência é o fator mais importante.

As pessoas avaliam você em segundos, mas o que exatamente elas estão avaliando?

Numa entrevista para obtenção de um emprego, você quer provar que é talentoso(a) e inteligente o suficiente, para lidar com seu negócio.

Mas,  na verdade a cordialidade, ou confiabilidade, é o fator mais importante na forma como as pessoas avaliam você. ” De uma perspectiva evolucionária”,  “é mais crucial para nossa sobrevivência saber se uma pessoa merece a nossa confiança”, diz Cuddy.

Por isso que este assunto me chamou a atenção, haja vista que o Método EFP DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, FALA MUITO EM DESENVOLIMENTO DE TALENTOS E COMPETÊNCIAS. E esta última, será avaliada depois que a confiança é avaliada, e isto nos primeiros 2 segundos de uma entrevista.

Temos que nos preocuparmos em não ignorar eventos sociais, pedir ajuda, e não parecer inacessível, principalmente quando estamos num patamar cultural elevado. E que se concentrar demais em exibir a sua força pode sair pela culatra, o alcance de seus objetivos.

” UMA PESSOA CALOROSA, CONFIÁVEL E QUE TAMBÉM É FORTE E PROVOCA ADMIRAÇÃO; MAS SÓ DEPOIS QUE VOCÊ ESTABELECEU A CONFIANÇA É QUE SUA FORÇA SE TORNA UM DOM E NÃO UMA AMEAÇA

Os empreendedores podem se frustrar ao não receberem a oferta de emprego,porque ninguém os conheceu melhor para confiar neles como pessoas.

” Se alguém que você está tentando influencia, não confia em você, você não vai chegar muito longe. Na verdade, você pode até provocar suspeitas, porque pode parecer apenas um grande manipulador”, diz Cuddy, da Harvard Business.

E como disse no inicio deste recado, esta abordagem está intimamente ligada ao Método EFP de Desenvolvimento de Pessoas, pois quem poderá ir adiante sem um atuo conhecimento mais amplo.

Espero ter ajudado, e se tiverem dúvidas, entrem no site, façam seus comentários que terei imenso prazer em atendê-los.

Clik aqui e veja meu Blog sobre Confiança…..

Forte Abraço,

Frank Moraes – O Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *