Conduta

Tempo de leitura: 3 minutos

CONDUTA O QUE É ISSO? POR QUE ISTO É TÃO IMPORTANTE PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, EMOCIONAL E PROFISSIONAL?

 

Olá pessoal, tudo bem? Com certeza que sim, pois tudo passa e evolui, e sendo assim, me ocorreu numa reflexão, sobre o meu Método EFP de Desenvolvimento de Pessoas, que não bastava eu explicar o significado da ESPIRITUALIDADE (não religiosidade)na existência de cada um; não bastava eu mostrar a importância do domínio das EMOÇÕES e seus desdobramentos na vida familiar, profissional e social; também não era satisfatório a minha abordagem sobre TALENTOS E COMPETÊNCIAS, no desenvolvimento de sua trajetória profissional.

Faltava alguma coisa, que todas estas abordagens, fossem verdadeiramente pragmáticas, aplicáveis, simples, mas efetivamente transformadoras a partir dos novos conhecimentos adquiridos em todas as áreas de vossas vidas, e particularmente nos ensinamentos que o método EFP de Desenvolvimento trará a todos.

Mas o que  faltava? Finalmente Deus, só podia ser Ele, me inspirou, me fazendo pensar e respondendo: CONDUTA ! Mas o que é isso?

e pesquisar sobre o assunto, dado sua complexidade, decidi, construir uma série de Recados de Coach, tratando deste assunto, tão complexo, intrigante, instigante, mas que é o fio condutor, o veículo, a forma, a maneira, o meio, pelo qual todo e qualquer conhecimento adquirido, se manifesta produzindo, materializando, co-existindo, fazendo existir, a teoria do conhecimento aprendido, para atingir seus objetivos, metas, resultados, sonhos,  agora praticado pela CONDUTA.

Pois a CONDUTA é a forma como os seres humanos se comportam na sua vida e nas suas ações. Portanto, a palavra pode ser usada como sinônimo de comportamento. Neste sentido, a conduta refere-se às ações das pessoas em relação ao seu meio, envolvente ou ao seu mundo de estímulos.

Nas ciências sociais, por outro lado, a conduta inclui aspectos genéticos, culturais, sociológicos e econômicos, para além dos aspectos psicológicos.

Pode-se dizer que a conduta é o conjunto de comportamento observáveis numa pessoa. Divide-se em três áreas: a mente ( que inclui atividades como pensar, sonhar, etc.); o corpo ( comer, falar) e o mundo externo ( apresentar-se a uma reunião/consulta, conversar com amigos).

Convém destacar que a conduta humana é considerada formal quando o comportamento do sujeito respeita uma série de regras valiosas numa sociedade ou comunidade. Para os países ocidentais, a conduta formal requer seriedade, pontualidade e precisão, por exemplo.

E aí, pessoal, gostaram da idéia de estudarmos nossas condutas e com isso termos alta performance, para aplicar através da mesma tudo que aprendemos para vivermos a plenitude de nossa existência. Não esqueçam, façam seus comentários, dêem uma nota, preciso ser mais qualitativo para atender vossas necessidades e só com críticas e observações posso conhecer vocês.

Nos próximos recados desta série, estaremos falando da ética, como um tipo de conduta; o que é a conduta humana; estaremos abordando a moral segundo a ética e como praticar; estaremos falando de conduta ilibada, conduta de risco, tipo penal da conduta, transtorno de conduta e finalmente sobre educação e boa conduta necessidade para todos.

Forte Abraço,

Frank Moraes

O Coach

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *