3 dicas infalíveis para você controlar sua ansiedade

Tempo de leitura: 6 minutos

Recentemente, ofereci a você um e-book digital gratuito com o título Estabilidade na Vida Emocional: como alcançá-la, e o sucesso quanto ao fim que se destina foi tão grande, que resolvi retornar até você, para ampliar seu processo de Desenvolvimento enquanto pessoa; agora com este recado sobre como controlar sua ansiedade.

Dado que o mundo moderno, passou a exigir de você alguns ajustes para você dar conta de atender sua necessidade  emocional e é  claro que ela passa por este caminho chamado ansiedade.

Bem vamos ao que interessa, o seu bem estar. E pensando assim, você concorda, que  quase o tempo todo, existe uma sensação de que há uma acúmulo de pendências dentro de nós, pressionando o tempo, a mente e o corpo, e que  é muito comum,  e por isso,  não deve ser tratada com banalidade.

As responsabilidades em vários setores da vida tais como espiritual, família/emoções e profissional (componentes do Método EFP de Desenvolvimento Pessoal); e a ameaça de não cumprir os compromissos assumidos geram stress e infelicidade, cujas dores originam-se: da falta de auto conhecimento; de como administrar a ansiedade; como quebrar os paradigmas limitantes; que remédio tomo para superar as adversidades  e como criar soluções para uma vida emocional conturbada,  e, finalmente administrar as emoções. Pois tudo isso são os mais recorrentes fatores causadores de ansiedade.

A questão na qual você se detém é: como controlar a ansiedade?

O primeiro diagnóstico, é que a insatisfação que causa a ansiedade está vinculada à percepção de que não será possível alcançar as expectativas definidas em sua vida, em seu emprego, em seu círculo familiar e de amigos e até em outros lugares eventuais seja se divertindo, praticando esportes, orando, enfim vivendo.

Acabar com a ansiedade, portanto, pede a definição de metas, que o levem ao objetivo traçado.

Mas como vamos apresentar as três dicas infalíveis, de como equilibrarmos este fato, faz-se necessário definir objetivamente: o que é ansiedade?

Ansiedade é um sentimento que antecede a uma situação real ou imaginária, gerando reações biológicas no corpo humano que interferem, consequentemente, na mente, uma vez que mente e corpo estão interligados.

Esse é um mal que aflige você nos dias de hoje. Há uma busca desesperada para descobrir como controlá-la.

Entretanto antes de prosseguirmos, é necessário entender que a ansiedade é algo natural e necessário quando, sob controle. Ela pode ser canalizada para maximização de performance e obtenção de resultados.

O problema é quando o fogo, a ansiedade sem controle torna-se um incêndio na sua vida, queimando todas as suas energias que deveriam estar direcionadas para aproveitar a vida da melhor maneira.

Um dos problemas causadores da ansiedade, é que você costuma perguntar o “porquê” dos fatos estarem acontecendo dessa ou daquela maneira, ao invés de perguntar como agir para reverter tal questão.

Essa simples alteração muda o foco do problema para a solução, alterando os sentimentos, as emoções, as atitudes e,  consequentemente os resultados.

Então, aproveitando o gancho dessa visão, sobre ansiedade, vamos às 3 dicas infalíveis, prometidas por mim:

1 – Mude a forma com que encara as situações

ansiedade 2

Quando escrevi sobre trocar o “porquê”, pelo ” como, falei do trocar o ” porque tudo isso só acontece comigo…..”; ” porque sempre falho….” pelo ” como fazer para obter…”;  ” como ser mais….” e por aí vai.

Perceba que as perguntas direcionam ao foco. Se focar no problema, só problemas serão encontrados; ao passo que, se focar na busca de soluções.

Querer bem estar e focar no problema é o mesmo que um arqueiro querer acertar o alvo enquanto mira na direção oposta a ele. Portanto desculpe a redundância proposital: foco no foco e focarás no que obterás!

 

2 – Acredite que tudo coopera para o seu desenvolvimento e aprimoramento

ansiedade 3

Começo perguntando a você: Às vezes, você tem o pensamento de que todos os fatos que acontecem na sua vida agem como ameaça ao seu bem estar? Bom, esta segunda dica está diretamente ligada a primeira.

Ao encarar algo como problema, automaticamente altero meu estado emocional de forma a direcionar todos os sentimentos na direção de quem tem um problema.

Todos fatos trazem aprendizados e encará-los dessa forma ao invés de vê-los como uma tragédia, por si só, já faz uma mudança enorme na qualidade de sua vida.

As pessoas tem poder de focar e dar significado aos fatos, e por mais que pareça fácil escrever isso, digo que difícil é não aplicar isso e viver refém da ansiedade e outros padrões de sentimentos decorrentes dela.

3 – Defina como exercer seu mais absoluto controle sobre você mesmo

ansiedade 4

Aqui sim, um conhecimento primordial para descobrir como controlar a ansiedade. Nossos pensamentos criam nossa realidade. Mais uma vez percebam que um tópico está interligado ao  outro. Eu transfiro para esse assunto, uma lei da Física Quântica chamada lei da incerteza. Analise o que é ansiedade e reflita sobre o que você irá ler a seguir.

Quando você penso algo futuro, pensa em algo que ainda não aconteceu. Então pensa em uma incerteza. Tudo que você imaginar relacionado à um fato futuro será a minha realidade subjetiva. Você tem o poder de imaginar o que você quiser. O grande problema está em focar, em imaginar que tudo vai dar errado.

Qual a certeza que você tem? Já ocorreu com você, de se preocupar tanto com um problema futuro que não se concretizou?

Não se trata da velha máxima de pensar positivo. Quando você cria  uma realidade positiva e, principalmente, direcionada às soluções, está determinando a sua mente para que busque registros na sua memória inconsciente de experiências que passou e que possa ser aplicada para obtenção da solução para o desafio que tem a sua frente.

Projetar problemas inexistentes ao futuro é ampliar o desespero e impedir a sua mente de descobrir como controlar a ansiedade. Mire no alvo!

Conclusão

Finalmente, o entendimento e aplicação desses três tópicos são fundamentais para aquisição de uma excelente qualidade de vida.

Uma mudança ocorre de dentro para fora e muitas vezes, é necessário forçar a aplicação dos conhecimentos obtidos, mesmo que a pessoa não tenha ânimo para isso inicialmente por conta do momento emocional por que passa.

Force um hábito positivo. Se você não se der pelo menos a chance disso, não adianta esperar que a solução venha de fora.

O problema é que você busca resposta fora, enquanto a solução, está dentro de você, em cada um de nós individualmente. Busque apoio sempre, afinal de conta somos seres sociais, principalmente de profissionais preparados para direcioná-lo ao resultado que almeja, porém lembre-se, Superar um obstáculo só cabe a você e para isso, assuma o controle sobre sua realidade subjetiva, permitindo descobrir como controlar a sua ansiedade.

Lembre-se: A questão aqui é simples. Foco no problema ou na solução? A frase a seguir pode mudar sua vida positivamente, lembre-se onde estiver seu foco, alí estará seu resultado.

Fique atento(a) nos próximo conteúdos, onde estarei indo mais a fundo nestas questões.

Forte abraço, e até a próxima.

Frank Moraes

Criador do Método EFP de Desenvolvimento de Pessoas.

1 comentário


  1. Meu amigo Frank MoraeS,

    Gostei tanto do tema deste seu artigo que me dei ao trabalho de o ler cuidadosamente e sinto-me na vontade de tecer alguns comentários construtivos.
    Os 3 passos mencionados, referem todos eles um novo comportamento a adoptar.
    Sempre que uma pessoa não exerce um determinado comportamento e sofre com isso, tudo se deve a ausência de competências. Assim o que devemos fazer é ajudar a pessoa a identificar essa lacuna de competências e com ela procurar desenvolver as mesmas por forma a que se torne possível adoptar novos comportamentos.
    Deste modo, não adianta procurar dizer as pessoas para adoptarem este ou aquele comportamento, sem identificar as competências em falta e sem as desenvolver primeiro.
    Assim as palavras Mude, Acredite e Defina, são novos comportamentos, que as pessoas que não possuem competências para tal, jamais conseguirão aplicar estes 3 passos.

    Grande abraço e sei que receberei uma resposta sábia 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *