Entenda como o pensamento positivo afeta diretamente o seu rendimento profissional

Tempo de leitura: 5 minutos

“A mente está em seu próprio lugar, em si mesma. Pode fazer um Céu, ou um inferno do céu.” – Jhon Milton

O mundo em que vivemos é o mundo que escolhemos para viver, quer consciente ou inconscientemente.

Então vamos vivenciar este modo de pensar positivo e os resultados na sua vida.

Tudo acontece por uma razão e um fim, e isto nos serve

Qual a crença central que o ajuda a superar a adversidade? Você decidiu aproveitar o que aconteceu de negativo e trabalhar isso a seu favor, de todo modo que pudesse.

Da mesma forma todas as pessoas de sucesso têm a estranha capacidade de focalizar o que é possível numa situação, que resultados positivos podem vir dela. Não importa quão negativo seja o “retorno” ou feedback que tragam de seu ambiente, elas pensam em termos de possibilidade.

Pensam que tudo acontece por uma razão, e isso as satisfaz. Acreditam que toda adversidade contém a semente de um benefício equivalente ou maior.

Posso garantir-lhe que pessoas que conseguem resultados relevantes pensam dessa forma. Pense sobre isso em sua própria vida. Há um infinito numero de reagir a cada situação que você venha a se encontrar.

Então vamos a um exemplo concreto: Digamos que sua empresa falha ao tentar conseguir um contrato com o qual você tinha contado, um contrato que você estava certo de que merecia.

Alguns de nós ficariam magoados, frustrados, ou decepcionados. Podemos sentar em casa e lastimar, ou sair e nos embebedar.

Alguns ficariam loucos. Podemos culpar a companhia que julgou o contrato, imaginando que são um bando de indivíduos ignorantes. Ou podemos nos culpar por arruinarmos uma coisa vista como certa.

Tudo isso pode nos ajudar a desabafar um pouco, mas não resolve o problema. Não nos deixa mais próximos do resultado desejado.

É preciso muita disciplina para sermos capazes de refazer nossos passos, aprender lições penosas, reparar falhas e dar uma boa olhada nas novas possibilidades. Mas é a única maneira de extrair um resultado positivo do que parecia um resultado negativo.

Não existe fracasso. Há somente resultados

rendimento profissional

Muitas pessoas em nossa cultura foram programadas para temer esta coisa chamada fracasso. No entanto, todos nós podemos pensar em ocasiões em que desejamos uma coisa e conseguimos outra. Fomos todos reprovados num teste, sofremos por um romance frustrado que não deu certo, montamos um plano de negócios que deu errado.

As pessoas sempre conseguem alcançar algum tipo de resultado. Os super sucessos de nossa cultura não são pessoas que não falham, mas são as pessoas que sabem que se tentarem alguma coisa e não obtiverem o resultado desejado, pelo menos terão uma experiência de aprendizado. Elas usam o que aprenderam e tentam outra iniciativa. Tomam algumas novas medidas e produzem novos resultados.

Pense nisso. Qual o único benefício, que você tem hoje, a mais que ontem? A resposta é experiência.

Pessoas que acreditam em fracasso tem quase garantida uma existência medíocre. Fracasso é alguma coisa que só não é percebida por pessoas que conseguiram grandeza. Elas não residem com ele. Não juntam emoções negativas a alguma coisa que não funciona.

Deixe-me compartilhar com você a história de alguém, trata-se de um homem que:

  •    Faliu seu negócio aos 31 anos.
  •    Foi derrotado numa eleição para o Legislativo aos 32.
  •    Faliu outra vez no negócio aos 34 anos.
  •    Superou a morte de sua namorada aos 35.
  •    Teve um colapso nervoso aos 36.
  •    Perdeu uma eleição aos 38.
  •    Perdeu as eleições para o Congresso aos 43, 46 e 48.
  •    Perdeu uma disputa para o Senado aos 55.
  •    Fracassou na tentativa de tornar-se vive presidente aos 56
  •    Perdeu uma disputa senatorial aos 58.
  •    Foi eleito presidente dos Estados Unidos aos 60.

O nome deste homem é Abraham Lincoln. Poderia ele se tornar presidente se tivesse visto suas perdas nas eleições como fracassos? É pouco provável.

Há uma famosa história sobre Thomas Edison. Após ter tentado 9.999 vezes aperfeiçoar a lâmpada e não ter conseguido, alguém perguntou-lhe:

“Você vai ter 10.000 fracassos?” E ele respondeu: “Eu não fracassei. Acabo de descobrir outra maneira de não inventar a lâmpada elétrica”. Tinha ele descoberto como outro conjunto de ações que  produziria um resultado diferente.

“Nossas dúvidas são traídoras, e nos fazem perder o bem que sempre poderíamos ganhar, por mêdo de tentar” – William Shakespeare

As pessoas são seus maiores recursos

rendimento profissional

Indivíduos de excelência , isto é, pessoas que conseguem resultados notáveis, quase universalmente tem um tremendo senso de respeito e de reconhecimento pelas pessoas. São pessoas que só pensam positivamente diante de qualquer situação negativa e as transformam como num passe de mágica. Mas não foi, simplesmente o pensamento positivo transformou tudo.

Temos que ter a crença que há dentro de nós há um poder sem limites. E este poder pode ser vivido através do conhecimento que o libertará e o tornará você  definitivamente um profissional, ser humano, um chefe de família, enfim um cidadão onde só o pensamento positivo comandará todas as suas ações.

Espero ter contribuído para que você tenha se tornado uma pessoa definitivamente positiva e incansavelmente persistente, pois só esta atitude prática lhe aumentará seu rendimento profissional.

Até o próximo encontro!

Forte abraço,

Frank Moraes – Criador do Método EFP de Desenvolvimento de Pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *