18 situações que geram ansiedade (e como contorná-las)

Tempo de leitura: 11 minutos

A ansiedade é o mal do século.

Nesse artigo vamos elencar o que após reflexões, pesquisas e análises elegemos como as 18 situações mais frequentes  no nosso cotidiano, que causam ansiedade e como você deve pode contorná-las, “driblando” este mal.

18 situações que geram ansiedade, voluntariamente ou involuntariamente, e como contorná-las:

1) Você acorda atrasado(a), o relógio não despertou

situações de ansiedade

E aí começa a correria!

Pra quê? Nada vai mudar; pra que ansiedade, o atraso já está estabelecido, dê um telefonema calmamente e fica em paz. Pra sua surpresa, quando chegar estará tudo no lugar.

2) A demora na espera do ônibus

ansiedade no trabalho

E a ansiedade que está sempre de prontidão, começa a se estabelecer, então você lembra que já avisou e que mais 5 minutos não vão fazer diferença, então pegue o livro que você está lendo e foque na leitura, pra sua surpresa, chegou no destino e ainda conseguiu ler parte do livro tão desejado.

3) E as contas?

Passou o dia inteiro trabalho e começou a ficar ansioso(a) pois tem que pagar aquela conta atrasada, e não sabe como.

pagar contas ansiedade

Veja, a melhor ação, é ligar para o credor, e pedir ajuda, sim, pedir ajuda, negociar mais prazo. Com essa atitude, você poderá traçar um  plano de ação que irá ajudar a diminuir a ansiedade.

4) O final de domingo

gestão da ansiedade

Já ouviu falar na “síndrome da vinheta do Fantástico?”

Brincadeiras a parte, a analogia se refere a quando tudo está bem, até começar o Fantástico e nos darmos conta que no dia seguinte um turbilhão de informações cairá sobre nós e as tarefas serão grandes.

5)  Para as mulheres: a TPM

diagnostico-tpm

A oscilação hormonal produto de variação do ciclo menstrual ou TPM causa ansiedade, porque você logo associa a impedimentos tais como queria ir à praia e não posso que vão por água a baixo. Cada mulher tem uma forma de reagir a este processo, mas uma coisa é certa todas passam a estar ansiosas, quando não antes, com a espera do final do ciclo.

Pense que outras coisas podem ser feitas e exercitadas ou vividas, e quando as põe em pratica esquecem do seu estado original e passa a viver aqueles momentos com normalidade.

6) Deixar o filho pequeno

ansiedade

Um das mais frequentes causas da ansiedade e nem é notada, é quando a mulher que trabalha fora e que tem um filho pequeno e o deixa com a babá, empregada doméstica ou creche.

Por mais confiante que seja, no transcorrer do dia, fica imaginando várias situações, sempre negativas. Como resolver isto? Primeiro se apodere desta frase milenar:

“Assim como você pensa na sua alma, assim você é.” – Provérbios 23:7

Nossos pensamentos são poderosos, tanto que são capazes de transformar a nossa vida. Positivamente! Atente para que pensamentos vem cultivando:

Quais são os pensamentos  diários? São positivos? Se sim, Maravilha! Porém se sua vida não está satisfatória, comece a rever os seus pensamentos, e mude-os.

Eles são a chave para suas realizações acontecerem.

7) A hiperatividade

como controlar a ansiedade

Se você é hiperativo, com certeza é ansioso(a), assim pensamentos positivos, ioga, supressão de café e álcool poderão ajudá-lo a ser eficaz, mas, gerindo  suas emoções, com controle sobre seus pensamentos e assim, sua hiperatividade será positiva, pois o tornará pro ativo sem desgastes decorrentes e efeitos colaterais consequentes.

8) Fim de semestre / Conciliar trabalho com estudos

como vencer a ansiedade

Veja bem, você está na faculdade, a pressão de trabalhar e graduar-se te deixa ansioso (a), estressado(a), etc. Ou seja a pressão é grande, a solução é subtrair as cargas de trabalho e adicionando atividades saudáveis como divertir-se fazer exercícios físicos, ou seja buscar o equilíbrio.

9) Transtorno Bipolar

controle emocional

Você é bi-polar e não sabe disso, e com isso, você tem oscilações extremas de humor.E fica ansioso em graus variados.

O primeiro passo será procurar um especialista médico. E se depois disso quiser ajudar-se, há dezenas de iniciativas, tais como: Exercício de respiração profunda, relaxamento progressivo, caminhar, fazer o exercício que você mais gosta ou praticar o esporte de sua preferência com mais assiduidade. E assim, sua ansiedade deixará de existir naturalmente.

10) Baixa autoestima

baixa autoestima

Normalmente a visão negativa de nós mesmos é um sintoma de ansiedade causada possivelmente por problemas afetivos mal resolvidos, provocando desalento, baixa auto estima, perda de motivação, em decorrência; ao analisarmos  num passo a  passo, estes sintomas, eles ampliam-se através da baixa auto avaliação, expectativas negativas, culpar-se a si próprio, criticar-se, auto imagem distorcida, e como negativismo atrai negativismo, há perda de apetite e desinteresse sexual, distúrbios de sono e fadiga. Que nos deixa constantemente ansiosos.

E o antídoto é desenvolva com auxílio de um Coach, sua vida espiritual, familiar e emocional e profissional, o desenvolver destas três áreas trará a tona, tudo que você precisa para se tornar uma pessoa vitoriosa, sem ansiedade.

11) Fobias

fobias

Ansiedade provocada por Fobias, toda pessoa que sofre algum tipo de fobia por exemplo, medo de ir ao dentista, medo de cobra, medo de alturas e por aí vai, pois as mesmas podem ser desenvolvidas de um pequeno trauma causado por uma experiência ruim.

Uma possível solução cientifica é a Hipnoanálise, considerada uma terapia natural, o que não impede de antes você consultar seu médico de confiança, antes de procurar esta terapia natural ou alternativa.

12) Altas expectativas

altas expectativas

Expectativa demais pode causar ansiedade. Por exemplo, você deseja comprar um carro, ou fazer uma viagem, e antes que ela se materialize, você passa viver de forma ansiosa, até no cumprimento do elaborado planejamento de construção da mesma.

Ou seja, montar um roteiro, precificar o investimento, analisar a logística, e toda uma gama de providências para que aquele objetivo se materialize.

Quando, vira e mexe você, se vê ansioso, porque cada etapa não se concretiza no tempo previsto e aí, você fica ansioso. Solução, há mais de 2017 anos Salomão escreveu na Bíblia Sagrada, livro de Eclesiastes capitulo 3: 1 à 8 e 9, que há tempo para tudo.

Portanto após tomar conhecimento deste sábio ensinamento, pratiquemos e eliminemos a ansiedade instalada por um simples projeto de viagem ou compra de um bem.

 

13) Frustração

evitar frustrações

E quando o objetivo não é alcançado? Aí está outro ingrediente causador da ansiedade.

Um exemplo básico do dia a dia:

Você viu um anúncio, de um produto que há muito queria comprar, e de repente vai, a loja e chega lá o estoque havia terminado de esgotar-se.

Resultado: a sensação de frustração, decepção, fica instalada, e a ansiedade já estava acompanhando desde o momento que se dirigia à loja.

Portanto, tente administrar suas emoções, mesmo quando for algo positivo, o que é seu, chegará no momento certo.

Olhe que de repente, você estaria construindo um passivo, num momento inadequado, sendo assim enxergue positivamente o episódio. Ou seja foi melhor assim.

14) Ciúme em excesso

por que sentimos ciumes

Aqui está um sentimento gravíssimo, e é  mais do que causador de ansiedade, ele  tem o poder de mantê-lo(la) ansioso ou ansiosa, porque. Dado a expectativa de estar sempre imaginando coisas que não procedem, vive de prontidão, tomando conta, vigiando gerando ansiedade.

Livre disso, Jesus recomendou:

” O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensorbebece,” ( 1a Cor 13:4 Bíblia Sagrada).

15) Situações de Ameaça 

situações de ameaça

Sob qualquer aspecto, a ameaça é um causador de ansiedade, e muitas das vezes nem damos conta de que estamos sob este estado.

Por exemplo: você trabalha numa determinada empresa e de repente toma conhecimento que a empresa fará uma demissão em massa, ou de alguns cargos, objetivando equilibrar seu caixa.

Enquanto não tomar conhecimento efetivo de que será ou não atingido, entrará em estado de ansiedade.

E aí, hora de tomar algumas providências. Primeira orar a Deus e pedir que o ajude neste momento tão incerto. Segundo, atualizar seu currículo e começar a pensar numa possível demissão.

Terceiro, começar a analisar seu mercado de trabalho e possível recolocação. Com devido apoio da família, ou seja, isto vai passar, faça a sua parte, dê o seu melhor. Sua ansiedade será substituída por expectativas positivas.

16)  Alimentação

maus hábitos

Este o maior hábito de toda humanidade, que seja por necessidade ou por prazer, tem implicações de toda ordem trazendo ansiedade no seu bojo.

Vamos então às causas da ansiedade, pelo simples ato de comer, aqui estão algumas delas: fome, prazer, gula, expectativa de alguma coisa, dieta, seja para emagrecer ou engordar, envolvimento em competições, preenchimento de perfis profissionais, exemplo modelo, corredor de maratona e demais esportes que exijam dieta específica.

Enfim centenas de razões envolvendo o ato de comer e a ansiedade causada antes durante e depois.

Sendo assim, existe uma frase milenar que diz:

“Conhecereis a verdade e esta te libertará” ( João 8:32 – Bíblia Sagrada)

Pois bem cada um de per si que estiver lendo este artigo, procure, de forma personalizada, o que lhe leva a comer exageradamente, e busque o antídoto para cada caso, exemplo, nutricionista, nutrólogo, ortomolecular, enfim as especialidades a cada caso, ou até um Coach pode ser a solução visto que a falta de controle emocional pode gerar maus hábitos alimentares.

17) Falta de confiança

falta de confiança

Se tem um ato que é ultra complexo e que causa ansiedade é o ato de confiar. Só para você ter uma idéia, o assunto é tão delicado que passa por 57 abordagens na Bíblia, objeto do Código Civil e Penal, objeto de estudiosos, tais como filósofos, mestres, estudiosos, médicos, professores, cientistas enfim toda humanidade passa pelo processo de confiar.

Mas como não estamos tratando do ato de confiar mas da causa de ansiedade que pode provocar.

Sugiro que cada caso de falta de confiança, seja racionalmente tratado de acordo com o cenário que se apresenta, e de preferência acompanhado do especialista objeto da falta de confiança, e verá que não há necessidade de ficarmos ansiosos, mas só e tão somente sermos racionais, e conduzir o assunto de forma adequada.

18) Falta de fédepressao-falta-de-fe-esperanca2

Uma outra abordagem que nos trás a visão da ansiedade instalada é a falta ou existência da FÉ, por ser subjetiva e não poder ser construída humanamente falando, Deus se encarregou de instalar na humanidade com um Dom vindo dele, isto significa que a fé, não vem de você é um dom de Deus para você.

Mas veja, em que isso, a fé, a sua ausência causa ansiedade se ela está instalada em você, sim instalada! Mas não vivida, não confessada, não praticada, não vivificada, e aí, se instala a ansiedade, pois o que se espera se for como exemplo a cura do câncer, uma doença cardiovascular difícil, e outros impossíveis, a falta da fé, a certeza, a convicção enquanto se espera alcançar, o estado de espera trás ansiedade; da mesma forma sua existência confiante, elimina a ansiedade.

Então nos apoiemos nos fatos históricos passados para cremos nos futuros, antes de se materializarem só assim eliminaremos a ansiedade.

Conclusão

Certo de que teremos, muito mais a acrescentar, porque o papel do Coach, através do coaching é potencializar o que está dentro de você e torná-lo livre, e este assunto milenar, a ansiedade exige abordagem e vigilância continua.

Razão pelo qual, neste momento saber que juntos, podemos tornar mais fácil o alcance de seu domínio sobre a ansiedade se não no todo pelo menos em parte tornando sua vida mais confortável.

Se identificou com alguma das situações abaixo? Sim? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência. Caso tenha alguma outra situação que você acredite gerar ansiedade, fique à vontade para compartilhar conosco.

Será um prazer ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *