9 mudanças necessárias se você deseja ter uma vida melhor (independente do seu foco)

Tempo de leitura: 7 minutos

O título pode até ser fantasioso, visto que o ser humano nos dias atuais está sem esperança, inseguro, incrédulo, até sem fé.

Mas acredito que se fizermos alguns ajustes, com certeza modificaremos nossa vida pra melhor. Estes próximos 6 meses que nos espera, serão além de vitoriosos resgatadores das não conquistas dos 6 meses passados e agora que aprendemos a ser pragmáticos tudo será efetivamente mudado.

Então vamos às dez 10 mudanças que tornarão isso possível:

1 – Tenha um encontro consigo mesmo

autoconhecimento

Ou seja faça um balanço de sua vida, e verifique que a maioria dos problemas que se refletem hoje são de um passado que não voltará mais, ou seja, elimine-os.

Não deixe resquício do que não foi bom, pois você não pode ficar alienado a problemas que foram maiores que você. Lembranças como, por exemplo, de alguém que te esmagou/feriu na sua infância, adolescência ou juventude.

Ou seja; não seja injusto com você, esqueça as perdas, e volte-se para tudo que você quer conquistar.

2 – Defina seu propósito de vida 

Entenda como daqui por diante você deseja viver e construa um planejamento para o seu dia a dia.

Exercite sua capacidade de pensar, planejar, tomar decisões, estabeleça e escreva as metas, elabore planos e dar andamento a eles determina curso de sua vida.

3 – Trace seus objetivos

metas

Agora trace seus três objetivos espirituais, questionando: o que tem lhe trazido seu estado atual espiritual?

Trace seus três objetivos mais importantes em relação a sua família e sua vida emocional.

Trace seus três objetivos de saúde mais importantes.

Trace seus três objetivos financeiros mais importantes atualmente.

Trace seus três objetivos eem relação a sua carreira.

Quais são seus três maiores problemas atualmente que o impedem de realizar seus sonhos, metas e objetivos.

4 – Exercite sua visão de futuro

visão de futuro

“Todo grande ser humano se tornou notável e todo ser humano de sucesso triunfou por concentrar seus pontos fortes num canal específico.” – Orion Swett Marden

Pessoas bem sucedidas são voltadas para o futuro, pensam 5, 10, 20 anos à frente, analisam as opções e seus comportamentos atuais para se certificar de que estarão agindo de acordo com o futuro que desejam e as mudanças que implementarão.

Por exemplo, o que eu posso fazer para dentro de 10 anos eu alcance sem loteria esportiva o montante de 1 milhão de reais que me proporcionara uma renda extra de R$ 15.000,00 mensais?

O que eu posso fazer para realizar o meu grande sonho de construir minha empresa dentro dos próximos 5 anos?

5 – Aprimore suas habilidades

“O único meio de garantir o sucesso é oferecer mais e melhores serviços do que se espera de você, não importa qual seja a tarefa”. – OG Mandino

Desenvolva o aprimoramento das suas habilidades que proporcionam resultados importantes. Lembre-se embora você seja competente, seu conhecimento e seus talentos estão ficando obsoletos rapidamente.

Não  permita que um ponto fraco ou uma incapacidade atrapalhe seu desempenho. E como evitar que isso aconteça e ainda se tornar um especialista em determinada habilidade?

  • Crie o hábito de ler textos ou praticá-la durante 30 minutos por dia.
  • Participe de todos os cursos e seminários que possam ajudá-lo a aprimorar suas habilidades mais importantes. Vá a palestras, workshops e congressos que sejam sobre sua profissão ou cargo.
  • Escute programas de rádio, podcasts e áudio livros enquanto se desloca para o trabalho, viagens e etc. 

Da mesma maneira que você faz exercícios físicos para exercitar o corpo, é possível exercitar a mente.

Os únicos limites para sua evolução e sua velocidade de aprendizado são aqueles que você mesmo cria em sua imaginação.

6 – Promova uma mudança de hábito

mudança de hábitos

Agora que você já encontrou-se com você mesmo; definiu seu propósito de vida daqui por diante; refletiu sobre as consequências  implícitas e explicitas; aprendeu o que significa ser qualitativo em todas as áreas produtivas da sua vida.

É hora de promover uma mudança nas suas atitudes e o primeiro passo, é saber o que é atitude. Então vamos a ela:

Atitude pode ser definida como o modo de proceder ou agir, comportamento, procedimento ou, ainda mais, um propósito ou a maneira de se manifestar este propósito.

E como exercitar esta mudança?

Geralmente o fumante tem consciência de como isto é prejudicial  para sua saúde (fator cognitivo). Mas ele não sente que isto prejudica seu organismo e continua com o vício até que, um dia ele apresente qualquer problema dele decorrente e necessite de cuidados médicos e hospitalares.

Neste momento acontece o componente emocional, ele sente na própria pele o malefício do vício. Ai ele decide mudar seu comportamento e para de fumar.

Como somos seres humanos únicos, nossas atitudes variam de pessoa para pessoa frente a um fato determinado.

Nossas atitudes variam em função de nossa personalidade, do ambiente onde vivemos, da nossa auto imagem, da maneira como recebemos a educação dos nossos pais, de nossas crenças, etc.

Mas serão nossas escolhas que ditarão nossas atitudes. Como o exemplo acima, eu posso parar de fumar ou não.

7 – Tenha um senso de urgência

senso de urgência

“Não espere; o momento nunca será “perfeito”. Comece por onde você está agora e utilize as ferramentas ao seu dispor. Você encontrará outras melhores à medida que avançar”. – Napoleon Hill

Então comece a promover uma mudança na sua eficácia e foco na ação. Antes disso  pense, planeje e estabeleça prioridades. Só depois avance com rapidez e determinação em direção as suas metas.

Bryan Tracy em seu livro “Comece pelo mais DIFÍCIL” recomenda:

“Faça isso agora! Aprenda a confessar esta frase. Se sente que está perdendo ritmo  ou se distraindo com conversas ou atividades sem importância, repita a frase: “Volte a trabalhar” quantas vezes for necessário.”

Em longo prazo, nada será mais útil em sua carreira do que a fama de realizar trabalhos importantes com rapidez e eficiência.

Essa reputação o tornará uma das pessoas mais valiosas e respeitadas de sua área.

 

8 – Torne-se uma pessoa empática

seja empática

Esta talvez a mais complexa das mudanças, que é você ser empático o tempo todo. 

Baixe agora o e-book gratuito: Guia do desenvolvimento da empatia

Pelo que eu recomendo: Se você deseja realmente ser eficaz no hábito da comunicação interpessoal, não pode tentar fazer isso somente com técnica. Precisa desenvolver a capacidade de ouvir empaticamente, com base em um caráter que inspire verdade e disponibilidade.

A maioria das pessoas primeiro quer ser compreendida, não consegue escutar com a intenção de compreender, mas de responder.

A escuta empática é poderosa porque lhe dá informações precisas para trabalhar. Necessidades satisfeitas não motivam.

Apenas as insatisfeitas motivam as pessoas. Depois da sobrevivência psicológica – ser compreendido, se afirmar, receber incentivo ser amado. Este é o resultado que obteremos quando somos empático.

9 –  Tenha autoconfiança

autoconfiança

É neste momento que você tem que promover as  mudanças que você deve exercitar diariamente, diuturnamente;  é crer, ter fé, nas seguintes promessas feitas por Deus para sua vida.

Ele não  poupa a  vida ao perverso, mas faz justiça aos aflitos; dos justos não tira os olhos, antes com os reis no trono os assenta para sempre e são exaltados; se estão presos em guilhões e amarrados com cordas de aflição, ele lhes faz ver suas obras, as suas transgressões, e que se houveram com soberba; abre-lhes também ou ouvidos para a instrução, e manda-lhes que se convertam da iniquidade. Se o ouvirem e o servirem acabarão seus dias de felicidade, e os seus anos em delícias. ( Bíblia Jó 36:7-11).

Escreva nos comentários o que estas mudanças se aplicadas ajudaram a você a desenvolver-se como pessoa.

Até o próximo artigo e um forte abraço.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *