O que é necessário para ser um coach?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer se tornar um coach de sucesso? Vamos entender sobre o que se trata essa profissão, então.
A palavra coaching é antiga e se referia aos cocheiros, condutores coches (carruagens). O conceito associado a um tutor particular tem registros por volta de 1830, na Universidade de Oxford. À época, esse seria um profissional designado para orientar estudantes para os exames universitários.
Já na década de 1950, a palavra ganhou o conceito que conhecemos hoje: profissional de desenvolvimento humano. Por isso, coach, em inglês, também é o profissional esportivo, responsável por aplicar técnicas para aperfeiçoamento de atletas e de equipes.
Essas técnicas despertaram tanta curiosidade no mundo corporativo, que foram importadas para as organizações a fim de aprimorar competências e habilidades das pessoas.

Mercado de coaching no Brasil

mercado de coach no brasil
Após a expansão da técnica de coaching nas corporações, ela também alcançou as pequenas e médias empresas, popularizando-se como um agente transformador de competências profissionais. O coaching de carreira, portanto, é uma profissão muito conhecida e requisitada no Brasil. Especialmente no cenário de alta competitividade profissional no país. Todos querem se destacar.
Por isso, sai ano, entra ano, e os coaches permanecem intactos nas listas de profissionais mais procuradas.
Mas não se engane: coaching é mais do que a busca por excelência profissional. Por ser uma metodologia aplicável a quaisquer áreas, é no desenvolvimento de outros campos que ela ganha mais repercussão.
Atualmente, existem inúmeros nichos de coaching a serem explorados, tais como coaching de relacionamento, coaching financeiro, coaching educacional, coaching de emagrecimento etc. Por isso, especialistas do setor mencionam que falta coache no mercado brasileiro.
Embora haja diversos profissionais atuando na área, o que dá uma falsa impressão de “inchaço”, os segmentos exclusivos são pouco explorados, diferentemente do que ocorre no exterior e é sucesso. Ou seja, sobra demanda do profissional.
Os profissionais brasileiros de coaching precisam sair de suas bolhas e explorar o universo ao redor, a fim de impactar as pessoas em suas diferentes necessidades de aperfeiçoamento. Eles já conquistaram respeito nas organizações, o que lhes garantiu status consolidado por onde passam. É hora de avançar sobre os demais aspectos do ser humanos. E aí reside um mercado em constante expansão, pois toda pessoa que conhece as vantagens do serviço deseja adquiri-lo.

Qualquer pessoa pode ser coach?

duvidaA grande resposta é sim.
A formação de coach não é universitária, portanto, não há um pré-requisito escolar. Você pode ser um jornalista, um advogado, um professor, um médico, um vendedor, uma costureira, um corretor e se tornar coach. Agora, você deve estar pensando: “posso me denominar coach a partir de agora, então?”
E a nossa resposta é: busque formação! Para apreender as técnicas e obter respeito no mercado e com a clientela, é necessário ter uma formação em uma instituição séria e reconhecida. Uma formação com excelência exige conteúdo programático baseado em saberes do desenvolvimento humano. É o que vai facilitar seu exercício com segurança e ética.
É importante que o candidato à nova carreira conheça o processo “por dentro”, se disponibilizando a um aprendizado sistêmico para conhecer os benefícios do serviço na vida pessoal e profissional. Tudo isso deve ser contemplado no curso de formação.

Erros da formação de coach

talento profissional
Na empolgação por uma nova carreira, o coach pode cometer alguns erros ao longo da sua formação que vão implicar negativamente em sua conduta profissional. Saiba quais são os principais praticados pelos formandos e como corrigi-los a tempo!

Falta de informação: entre no mercado novo munido de informações sobre ele. Troque ideia com coaches mais experientes e descubra quais os desafios da nova profissão.
Pouco estudo: você está lidando com desenvolvimento de pessoas e isso requer adquirir conhecimento a qualquer hora e sobre tudo. Seja um curioso do mundo e busque por instituições certificados para agregar valor ao seu repertório.
Generalização: esse é um erro de estratégia. Busque a sua vocação e entenda em qual segmento você pode atuar com mais eficácia. É necessário se sentir à vontade para lidar com as problemáticas particulares de cada nicho.
Não empreender: a partir do momento que você se forma em coaching, você é um empreendedor. É necessário aprender sobre marketing pessoal, abordagem do cliente, atendimento, divulgação, vendas etc.

Vantagens de ser um coach

1-APERTO-DE-MAO
O processo de coaching não beneficia apenas o coachee. Ele traz vantagens principalmente para o coach.
Mercado: o coach ainda está sendo descoberto pela população. Por isso, ainda há um mercado a ser expandido, o que permite a alta empregabilidade profissional.
Flexibilidade: a rotina de um coach não tem nada de tradicional. A agenda dele garante o atendimento a vários clientes e a comodidade de poder atuar em diferentes lugares.
Qualidade de vida: por ser impulsionado ao empreendedorismo, o coach é o seu próprio chefe.
Aprendizado: coach deve estar sempre atento a tudo e a todos. Ele nunca pára de estudar, de buscar novas certificações, por isso, pode atuar em qualquer nicho que for conveniente.
Custo-benefício: o custo empregado na formação de coaching é muito baixo em comparação a outras formações profissionais. Enquanto o retorno do investimento pode acontecer já com o primeiro cliente.
Autoconhecimento: ao passo que auxilia o crescimento pessoal e profissional de outras pessoas, o coach tem a oportunidade de obter respostas para seus próprios desafios a cada experiência de atendimento.

Seja um coach valorizado no mercado
Quer se tornar um coach, conquistar visibilidade no mercado, respeito entre os coachees e sucesso na carreira? Venha para o Instituto Frank Moraes!
Reconhecido nacionalmente pela atuação em coaching de relacionamento, pessoal, profissional e espiritual, o IFM conta com uma equipe multidisciplinar que oferece cursos diversos para a Formação de Coach de acordo com a necessidade do futuro profissional. A nossa didática aplicada é composta por conhecimento teórico e prático, visando torná-lo um profissional completo.
Você ainda tem acesso ao extraordinário Método EFP, criado pelo fundador do Instituto Frank Moraes.
Torne-se um coach certificado! Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@institutofrankmoraes.com e tire suas dúvidas sobre nossos cursos.

 

Open modal

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *