Qual o valor da família para o método EFP?

Tempo de leitura: 5 minutos

Definitivamente, o ciclo da vida não reside em nascer, crescer, multiplicar e morrer. A vida vai além dessa concepção limitada e castradora. Ela perpassa pela própria vida das demais pessoas que compõem nossos caminhos. E é um legado divino, quando compreendemos que o divino é o sublime, o espiritual.

Esse legado começa pela família, o primeiro organismo externo que nos capacita como indivíduo. E continua em sociedade ao longo da vida, por meio de amigos, parentes e conhecidos.

Querendo ou não, a sua relação com essas pessoas também impacta no seu sucesso pessoal, profissional e até financeiro. Afinal, os papéis que você desenvolve em sociedade são múltiplos e interligados.

Para que você alcance o sucesso familiar e se torne mais vigorante para conquistar o sucesso em outros campos, que iremos falar sobre o “F” do método EFP ao longo deste artigo. Leia!

 

Como a relação familiar impacta no sucesso?

Como bem dissemos anteriormente, a família é um dos pilares para a formação do ser humano. Independentemente de sua composição, cada uma possui sua identidade particular, o que define os valores compartilhados e reflete nas experiências vividas.

A família, portanto, está ligada diretamente ao desenvolvimento comportamental  e emocional do indivíduo. Dela, originam-se os conflitos e as conciliações que vão impactar na autoestima, na sociabilidade, no desenvolvimento de habilidades, na incorporação de padrões etc.

É impossível ignorar os resquícios dessa influência nas decisões da vida adulta, pois fazem parte dos estudos sobre ensino e aprendizagem, assim como da psicologia, os resultados positivos de uma boa relação entre familiares. Tal qual também são perceptíveis os danos das interações nocivas em famílias sem uma comunicação coesa e eficiente, sem afeto e permeadas de conflitos não resolvidos.

Tão logo, são criados adultos dependentes, bestializados, com pouca autoconfiança e fortemente frustrados por suas decisões aventureiras. Essas características de personalidade resultam em péssimos profissionais e pessoas fracassadas.

 

Método EFP para desenvolvimento familiar

familia

Se você percebeu alguma semelhança entre sua família e o que foi discutido no tópico acima, saiba que você precisa usar o método EFP em sua vida, especialmente o “F” de Familiar.

O F vai ao encontro do controle emocional, da gestão de ansiedade, do desenvolvimento de empatia e da gestão de conflitos familiares. Essas são algumas das qualidades indispensáveis para buscar uma vida equilibrada em todas as esferas e reconhecer o valor da família na base do sucesso.

É chegada a hora de honrar a história familiar e reduzir os malefícios das palavras malditas, das decisões tomadas por impulso e de transformar embates em diálogos.

Quando se revigora a relação familiar, até a espiritualidade (“E”) ganha campo para se instaurar. Por isso, o método é tão interligado e te dá segurança para alcançar patamares mais altos na vida. Ao trabalhar o F, você se reconecta com seus valores e facilita o autoconhecimento, num trajeto de autoafirmação.

Por fim, uma grande alegria, tranquilidade, sabedoria e mente aberta tomam conta de você.

 

4 Dicas do EFP para gerir conflitos familiares

evitar frustrações

Confira a seguir algumas estratégias adotadas pelo “F” do EFP para a resolução de problemáticas familiares e pessoais.

 

Qualidade de tempo: bons relacionamentos enriquecem sua vida de plenitude. Por isso, é preciso focar na qualidade mais do que na quantidade do tempo. Já ouviu isso e agora parece clichê? Pois lembre-se que a força dos laços familiares está na forma como você se entrega à sua família e na forma como você se abre para ela, sem julgamentos e punições. O método EFP vai ajudar você a desativar o botão do piloto automático para brincar mais, conversar mais, ouvir mais e não ter receio em pedir desculpas e até para dizer que ama seus familiares.

 

Confissão de segredos: a psicanálise acredita que toda família possui segredos e que eles alimentam parte dos conflitos familiares. É por isso que – à parte segredos carinhosos, como aniversários surpresas e revelações de gravidez, por exemplo – muitos segredos são nefastos. Poucas famílias sabem lidar com eles e geram verdadeiras bolas de neve, quando não poeira sob o tapete da sala. A comunicação é silenciada criando culpa e ansiedade. Por isso, o EFP vai agir na confissão, intermediando a cura dos males não ditos até então.

 

Quebra de tabus: na contemporaneidade, muitos assuntos deixaram de ser tabus. Mas nem todas as pessoas ainda conseguem lidar claramente com eles. Isso vai desde a sexualidade, à religiosidade, às doenças etc. E é necessário despertar o entendimento comum sobre esse tipo de pauta a fim de evitar ansiedade e tragédias. O método EFP vai atuar na organização emocional, enfrentando as crenças, para que os acontecimentos e as decisões não aflijam mais os envolvidos.

 

Utilidade de vida: o método EFP ajuda você e os seus familiares a desvendarem suas verdades e sonhos individuais e coletivos. É dado o exato entendimento dos valores de cada um, aplicados para o sucesso de cada sem interferir ou magoar os demais. O coach se torna imprescindível para, assim, organizar os objetivos e garantir momentos familiares mais agradáveis. Os resultados se tornam visíveis porque a transformação, finalmente, acontece de dentro pra fora.

 

Fortaleça sua família com coaching

A família possui um valor imensurável para o método EFP, não é à toda que dedica um terço de si somente para garantir o bem-estar familiar. Embora a tendência da vida moderna seja favorecer mais os aspectos profissionais e financeiros, tornando as pessoas cada vez mais egoístas, o processo de coaching é muito útil para promover a qualidade de vida tanto sua quanto das pessoas que circundam você,

Encontre o equilíbrio entre família e carreira com o método EFP. Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@institutofrankmoraes.com. Ou deixe o seu comentário neste post e o compartilhe em suas redes sociais. Aproveite a oportunidade de despertar o senso familiar em todos que você ama.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *